sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

de cozinhas e papas

A cozinha é uma das divisões mais importantes da casa e esta não é excepção. Ali passamos grande parte do nosso tempo, recebemos família e amigos, as crianças crescem, estudam, tomam-se decisões importantes. Vive-se!
Há cozinhas rústicas, umas pequenas e outras maiores, há kitchenettes e cozinhas industriais, cozinhas sofisticadas e outras não tão modernas, mas perfeitas. Como esta:

Madmen kitchen

Eu gosto do que é antigo e velho, de coisas que já se usaram noutros tempos e que não sabemos por onde andam, se é que ainda existem. Não tenho a certeza se a papa Predilecta ou a Farinha 33 se conseguem encontrar hoje nos supermercados, mas felizmente destas fiquei com as embalagens. E a propósito de papas e antiguidade, encontrei no "tesouro doméstico" uma receita de farinha láctea que, à época, deverá ter feito grande sucesso.

Farinha láctea - Para fazer esta farinha, tão largamente empregada e útil sobretudo na alimentação das crianças, empregam-se as seguintes substâncias: 715 partes de açúcar em pó; 250 de cacau desengordurado em pó; 12 de fosfato tricálcico; 15 de glicerofosfato de cal; 150 de farinha de milho; 150 de farinha de lentilhas; 150 de farinha de aveia; 1/2 de essência de baunilha; e álcool suficiente para dissolver o princípio aromático da baunilha. Feita esta dissolução, mistura-se esta com o açúcar, intimamente; deixa-se secar e adicionam-se as outras substâncias.



1 comentário:

  1. essa era boa para mim... quando estava pronta para comer a vontade já tinha passao...

    ResponderEliminar