terça-feira, 6 de março de 2012

as coisas inacabadas

Há coisas que deixamos por fazer... por preguiça, falta de tempo, por mil e um motivos ou nenhuma razão justificável. Deve ter sido há 3 anos que comecei este vestido:

vestido das formigas

Foi feito inicialmente como um top para uma pré-adolescente, que escolheu o tecido e o modelo. Na altura ainda não tinha nem a barra de flores vermelhas, nem a fita que divide os dois tecidos. Mas como a minha habilidade para cozer com elástico não era muita (tenho dúvidas se será alguma agora), a parte de cima do top ficou bastante apertada e só lhe servia se ela se encolhesse (muito!). Passou então de top a vestido de menina (3-4 anos). Mas isto dos elásticos é uma chatice para arrematar, e o vestido ficou um ou dois Verões pendurado à espera da tal razão para ser terminado. Quando voltei a pegar-lhe estava curto, precisava de um aumento e coloquei-lhe a tira de flores e a fita vintage. Já tem ar de vestido, apesar de lhe faltarem as alças, mas como o tempo está frio ficará à espera de melhores dias. Vamos ver se ainda vai servir à dona, quase a fazer 7 anos.

a fita vintage do vestido das formigas

Esta camisola, que primeiro foi manta polar, era para ter sido um colete para uma menina de 3-4 anos, mas depois ganhou mangas. Como este processo de transformação demorou também algum tempo, quando a menina experimentou a camisola, já as mangas estavam curtas. Por isso fiz-lhes um acrescento num tecido axadrezado, debruado também a toda à volta da base. É incrível, mas a esta só falta tirar os alinhavos! O problema é que a criança, que agora escolhe o que veste, parece-me que já vai achar isto muito abebezado (existe esta palavra?) e vai ser difícil convence-la que não, que vai ficar super gira e sofisticada (...)

a camisola polar

O mesmo deve acontecer à saia, a que só falta o elástico à cintura (é verdade, é só mesmo isso), e que provavelmente estará também condenada ao ostracismo!

saia do país onde as ondas levam o mundo


4 comentários:

  1. vai servir para modelos....... nada se estraga tudo tem valor.......

    ResponderEliminar
  2. Sim. A Catarina está à espera dessas peças...
    Mas até deu gozo fazê-las, e isso é que interessa.

    ResponderEliminar
  3. Bom, se consegues fazer isto deposito todas as esperanças em ti, nomeadamente no que se refere a ajudares-me a fazer uma saia a partir de toalhas de linho. Como falámos ontem. Ok????

    ResponderEliminar